Este ano o PIPA começou ainda melhor!!!
Hoje realizamos o lançamento do Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA) para todos alunos e alunas das Séries Finais. Assim como buscamos inovar em nossa prática educacional na sala de aula, na escola como um todo, o PIPA sempre busca qualificar a proposta do projeto ano a ano. E uma boa abertura faz parte desta proposta. Através de duas esquetes teatrais a equipe de educadores do PIPA apresentou as novidades de 2013 do projeto para os alunos.
As esquetes acompanharam as concepções educacionais do PIPA, buscando incentivar o educando a ser autônomo no seu processo de aprendizagem, podendo recorrer a diferentes ferramentas de pesquisa, interagindo principalmente com os meios virtuais, mas não somente com eles. A busca pelo conhecimento, a importância deste processo para a aprendizagem de todos foram questões abordadas nas esquetes.
Na 1ª esquete, apresentada para aqueles alunos que já participaram do projeto nos outros anos (7º ano, 7ª série e 8ª série), os educadores se apresentaram de forma despojada, descontraída e altamente conectados com a linguagem dos alunos, buscando questionar os uso que cada um faz das tecnologias existentes. Como estamos usando as ferramentas disponibilizadas na internet para nosso aprendizado? Facebook? Twitter? Youtube? Ferramentas de busca? Como aproveitamos os recursos que temos para além de nos divertir, aprender?
Além de questionar o uso dos meios "internéticos", também se questionou o uso de outros materiais importantes em um processo de pesquisa, como livros e revistas, que podem sim estar conectados com o uso das tecnologias. Estes materiais precisam ser valorizados, não é porque a internet disponibiliza uma infinidade de possibilidades que estes materiais ficaram obsoletos.
Na 2ª esquete, apresentada para os alunos que vão participar pala primeira vez do PIPA (6º ano), retomamos a apresentação do ano passado, "Pedra Station". Com algumas melhorias e um pouco de criatividade, a apresentação superou o ano anterior.
"Pedra Station" tem como proposta incentivar os alunos a buscar o conhecimento. A proposta central é mostrar que para chegar na organização social que temos hoje, com todas as descobertas, toda tecnologia, enfim, toda produção de conhecimento, pessoas se desafiaram a construir este conhecimento, a transformar as "coisas" que estavam postas em seu tempo. Será que se todos ficássemos parados, esperando as coisas acontecerem no mundo, hoje poderíamos contar com o conhecimento que temos?
Parabéns para todos educadores, para todos educandos, apara toda a escola!